Não basta ser fã, tem que participar

Eu nunca fui fã de Nine Inch Nails. Pra ser sincero, nunca conheci o suficiente pra ter opinião formada, pra gostar ou não.

Mas devo dizer que o Trent Reznor tá ganhando minha admiração. Há poucas semanas, seguindo os passos do que o Radiohead fez com o In Rainbows, seu último álbum, no ano passado, o cara por trás do NIN lançou seu novo álbum na internet, disponível de graça (na verdade apenas a primeira parte do álbum, mas ainda assim…). No caso do Radiohead a pessoa podia pagar o quanto considerava justo, mas nós sabemos bem que a maioria pegou de graça mesmo.

E assim como a banda de Thom Yorke, isso não significou prejuízo pra ele, já que nos primeiros 3 dias de vendas, a edição de luxo de Ghosts I-IV faturou 750 mil dólares (!).

Agora ele volta a público com mais uma surpresa. Num vídeo que ele colocou no Youtube (e que infelizmente eu ainda não achei), ele revelou que concebeu o álbum (com 36 faixas instrumentais) como uma trilha sonora e convocou os fãs a fazerem filmes usando as músicas.

Segue o que ele diz no vídeo, transcrito do G1:

“Nós tratamos todo esse projeto como uma experiência. Quando começamos a fazer as músicas, geralmente partíamos de uma referência visual que imaginávamos e tentávamos descrevê-la com sons, texturas e melodia. Tratamos como se fosse uma trilha sonora. E pensamos como poderíamos expandir essa experiência para toda a comunidade. Seria interessante ver o que vocês poderiam produzir visualmente com a música que criamos.”

Depois deve rolar um mini-festival no perfil oficial do NIN no Youtube com os melhores vídeos.

Eu, que como disse ali em cima, mal conheço o trabalho dele, já tô curioso pra ouvir o álbum e ver se consigo ter alguma idéia interessante pra usar a trilha.

Eu agora foi a vez do Radiohead passar de pioneiro a seguidor. Eles abriram na última segunda-feira as inscrições pra um concurso de clipes de fãs, pra alguma música do In Rainbows. O vencedor leva um prêmio de 10 mil dólares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: