Sopranos x Corleones: 1º round (Filhos Bundões)

Chega a hora do primeiro round do confronto entre Poderoso Chefão e Família Soprano. Como antecipei aqui, essa primeira fase vai ser entre os filhos bundões. Meadow e Anthony Junior pelo lado dos Sopranos, Anthony e Mary pelo lado dos Corleones.

Nem preciso dizer que é recheado de spoilers, né?

E pra começar, ninguém melhor, corrijo, ninguém pior do que Anthony Corleone.

Um tema recorrente nos filmes de máfia é que os chefões só querem o melhor para sua família. Daí, eles geralmente seguem dois caminhos. Ou entram pro ramo da família, o crime, ou buscam uma carreira sólida e feliz como médicos, advogados, políticos, empresários, etc.

O que o filho de Michael Corleone e neto de Vito Corleone faz? Vira um cantor de ópera. Tipo, imagina o desgosto do Michael. Lutou a segunda guerra, entrou no crime para vingar o pai e proteger a família, pôs sua felicidade em segundo plano. Aí o ingrato vai lá e vira um filhinho de mamãe tenor?

É o mais insignificante e inútil dos filhos mafiosos.

Melhor momento: quando canta o tema da trilogia. Não por ele, mas pela música, em um arranjo de voz e violão que ficou bacana.

Agora pulamos de um Anthony para outro. AJ Soprano. Um bom personagem. Começa como o moleque boboca, depois vira um adolescente normal (que ganhou meu respeito depois que pegou a loirinha gostosa da turma) pra crescer um jovem perturbado. O lance todo de depressão na última temporada ficou meio chatinho, mas foi essencial para fechar o arco psicológico da família.

Melhor momento: tentativa de suicídio na última temporada. A cena do Tony se jogando na piscina de terno e tudo e os dois chorando na beira dela depois é simplesmente foda.

Já a sua irmã nunca deu tantos problemas. Meadow Soprano sempre foi a garota típica da sua idade. Adolescente que brigava com a mãe, que de vez em quando questionava o pai, fazia seus desafiozinhos à autoridade deles. Mas nunca saiu muito da linha e acabou confirmando seu futuro promissor. Um pouco sem sal, mas convenhamos, não é fácil viver sob o mesmo teto de Anthony e Carmela Soprano sem ser ofuscada pelo carisma dos dois.

Melhor momento: chilique e discussão com o pai durante o velório do Jackie Junior.

E por último, a personagem mais relevante e polêmica dos 4 filhos: Mary Corleone.

Sofia Coppola é uma atriz ruim? Péssima. Winona Ryder teria feito uma Mary melhor? Provavelmente. Mas a Sofia estraga O Poderoso Chefão 3? De forma alguma.

Ela é fraca, mas a personagem é importantíssima pro filme e ela não chega a comprometer o resultado final.

Depois do filho inútil, Mary é a principal ligação do Michael com quem ele já foi no passado. E por isso, a tragédia acaba sendo devastadora. Não importa que a gente ache ela péssima atriz, quando ela começa a pegar o próprio primo, a gente fica preocupado. Quando ela é morta, a gente sente a dor do Michael. Ali foi embora o último traço de humanidade dele.

Melhor momento: sua morte. Principalmente pelo que ela causa em volta. O desespero do Michael é uma das cenas mais espetaculares da trilogia e a encerra de forma maravilhosa.

E por isso, pelo que representou para a obra e para o protagonista, Mary Corleone consegue superar o fiasco do irmão e garantir a vitória para O Poderoso Chefão nesse 1º round. Meadow e AJ são ótimos personagens, mas saíram ilesos por toda a série.

Na próxima rodada, aqueles que são os prováveis sucessores, os parentes distantes que são tratados como filhos pelos chefões. Dão orgulho e preocupação. Decepcionam.

No segundo round, teremos Christopher Moltisanti x Vincent Mancini.

E vocês, em quem votam nessa disputa que aconteceu? Filhos Sopranos ou Filhos Corleones?

Anúncios

One Response to Sopranos x Corleones: 1º round (Filhos Bundões)

  1. […] se fossem filhos”) Chegou a hora do 2° round do confronto entre Sopranos e Corleones. No primeiro round dessa disputa, os Corleones saíram na frente no embate entre os filhos bundões. Dessa vez a parada é entre […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: