Viral da Cia. Athletica, polêmica e o politicamente correto

Quem acessa blogs e sites de comunicação com certeza já viu isso hoje. Um viral feito pela DM9 para a Cia. Athletica, zoando os gordos a partir da lei Cidade Limpa que desde o ano passado acabou com a mídia exterior em São Paulo.

Como esse viral tá dividindo opiniões (com uma vantagem pro lado que considera ela ofensiva e de mal gosto), a gente não podia ignorar. Aí está:

Eu, como gordo, não me ofendi. Sério. Não achei nada genial, é meio bobinho e tal, mas até que é engraçado. E acho que houve uma tempestade em copo d’água.

Acho que parte das críticas vem por causa daquele maldito “politicamente correto”, que só serve pra castrar a liberdade de expressão e o humor.

Hoje em dia qualquer coisa ofende algum grupo e todo mundo se ofende por pouca coisa. Qualé, pessoal. Vamos seguir o conselho do Monty Python e olhar para o “bright side of life”. Eu sou gordo. Enquanto não emagrecer, vou ficar me martirizando ou ficando puto com piadinhas? Coisa nenhuma! Se a piada é boa, quero mais é que faça. Já dizia o velho e batido ditado que rir é o melhor remédio. Rir de si mesmo então, melhor ainda.

E isso vale pra qualquer minoria, grupo, etc. Tenho amigos negros, judeus, gays, deficientes, enfim, grupos com os quais geralmente piadas são condenadas pelo politicamente correto. Faço piadas sobre qualquer um deles (e sobre gordos, aka eu) na frente de qualquer um deles. E nunca tive problema com isso, nem eles.

Enfim, sobre se esse viral é bom ou ruim. Tem um post muito bom sobre isso no SimViral. Eu concordo com ele, mas tudo volta sempre ao fato de que ele falhou porque “ofendeu”. E pra mim esse é o grande problema pra começar: as pessoas terem se ofendido por tão pouco. Isso é algo que sinceramente me frustra, porque parece que a tendência é que daqui a pouco não se possa fazer mais piada com nada.

Porque digamos que a DM9 tire o viral do ar. A poeira vai baixar, ninguém vai falar mais nele. Mas daqui a pouco, na hora de qualquer um criar uma campanha, piadas com gordo dificilmente vão passar. Inclusive piadas melhores que a do viral.

3 Responses to Viral da Cia. Athletica, polêmica e o politicamente correto

  1. Carolina Vianna disse:

    Ai eu achei mt tosco! Piada escrota, gratuita e ofensiva!

  2. Roger disse:

    Eu nao achei tao ofensivo assim.Ultimamante a classe publicitária tem pisado na bola nesse sentido, e olha q eu pertenço a esta classe,mas acho q a intenção da agência fundada por Duda Mendonça foi outra.

    Por outro lado, discordo da opinião do amigo quando diz q não tem nada demais fazer as piadas chamadas “preconceituosas”. Sou negro e particularmente nao estou nem aí pra quem faz piadas sobre negros comigo.

    Apenas penso q a pessoa q usa deste tipo de humor tem uma tremenda falta de criatividade para fazer piadas. Geralmente existem inumeros outros motivos para se fazer piadas com pessoas do nosso convivio e com as quais temos tal intimidade, alem disso acho completamente fora de sintonia, pois este tipo de piada (com negro, judeu, gordo,pobre,nordestino,gay,deficiente) ta meio fora de moda mesmo . Não reajo a estas piadas, mas tbm nao consigo achar graça,sinceramente. Não sei se sou anormal, mas este tipo de coisa e gente levando tombo não me causam comoção. Já piadas sobre situações e “causos” qdo engraçado me levam a rir pra caramba.

    Não vou nem entrar no mérito aqui q alguns casos sao “reversiveis” (gordos podem ficar magros) e outros não (negro, judeu, deficiente em alguns casos)até pq nao ha o q ser revertido. Uso apenas o argumento de q da pra se rachar de rir de uma pessoa e se divertir sem nunca perder o respeito por ela.Isso nao é pra todo mundo. Afinal, nem todo mundo pensa igual,óbvio. Tente por exemplo explicar uma cena de racismo na TV para uma criança negra de 7 anos. Tentei faezr isso outro dia em casa e tive bastante dificuldade para consegui-lo.

    Dá pra zuar e ser engraçado, mas sem ser babaca. E esse viral nao o foi.
    Abraço…

  3. Rafa disse:

    Não consegui ver o vídeo aqui. Depois procuro no you tube.

    Mas quanto a essa questão do “politicamente correto”, eu concordo só em parte.

    Ultimamente virou uma onda meio “cool” isso de ser “politcamente INcorreto”, de forma que algumas pessoas perdem a completamente noção. Como exemplo, tome as comunidades de orkut fazendo graça com o João Hélio (menino que foi arrastado pelo carro durante o assalto no ano passado) ou zoando a menina Isabella. Entre outras coisas, como as comunidades racistas e etc.

    Ou seja, ser politicamente correto demais é chato, ok, mas também achar que tudo no mundo pode e deve ser zoado é completamente sem-noção pra mim.

    Não sei em que caso esse viral se encaixa, já que não consegui assistir ele, mas enfim, acho que não estou destoando completamente do assunto do post não, hehe. =P

Deixe um comentário

