Lost, 4ª temporada: balanço final

Eu já falei outras vezes de Lost aqui no blog. Inclusive a respeito dos seus Season Finales e dos seus famosos cliffhangers.

Pois bem, na última quinta teve o fim da 4ª temporada de Lost nos EUA, que eu considerei simplesmente o retorno da série aos seus melhores momentos. É quase tão boa quanto a primeira temporada.

E na continuação desse post, falarei sobre essa temporada e sobre o episódio dessa semana, então, se vocês não viram, não leiam o resto desse post, que será recheado de spoilers.

Você foi avisado. Se realmente não quer ler spoilers, pare AGORA.

.

.

.

.

.

.

.

Enfim, a grande diferença desse final para os outros (e até por isso notei algumas pessoas comentando que o acharam inferior aos das demais temporadas) é o fato dele não ser calcado em um cliffhanger. Sim, queremos o que vai acontecer a seguir, mas na verdade, queremos desde o fim da temporada passada. Se o Flash Forward do 3º SF queria deixar a gente querendo saber como eles saíram da Ilha (respondido agora), ele também havia deixado a dúvida do porquê voltar. Então as expectativas pra 5ª temporada já vem da 3ª, e não desse último episódio.

A grande “surpresa” (entre aspas porque muita gente já havia chutado ser ele) foi o cara no caixão ser o Locke. Pros que achavam que ele ia ser o grande herói até o fim, acho que foi uma frustração. A menos que a Ilha reviva o cara, mas aí acho difícil. O fato do Jack ter ficado obcecado por voltar depois de falar com ele, pode indicar que o doutor vai finalmente entender o que o careca quer e virar uma espécie de aliado, um sucessor pós-mortem dele. É claro, todo mundo quer saber como o Locke morre, mas não chega a ser o tipo de cliffhanger respondido no começo da temporada, como havia sido o da escotilha e o do cativeiro com os Outros.

Não deixa de atiçar a curiosidade também o que o Jack fala pro Ben no final, sobre “coisas muito ruins terem acontecido depois que deixamos a Ilha”. É o que mais quero ver. Até porque envolvem o personagem que nessa temporada mais subiu (e olha que ele já era MUITO popular e carismático), que é o Sawyer. Sawyer sempre foi engraçado e mandava bem nas cenas de ação, mas nessa temporada começou a flertar mais com o arquétipo de herói, autruísta, pensando nos outros (voltou pra salvar a Claire durante a invasão da Othertown, voltou pra salvar o Hurley na Orquídea, saltou do helicóptero para permitir que eles chegassem ao cargueiro). Sawyer é foda, e agora não tem tantos chatos para pegarem no seu pé na Ilha. Aliás, notaram como a química entre ele e a Kate funciona bem melhor do que ela e o Jack? Na cena em que eles se reencontram e fazem piadinhas sobre os mercenários mortos, a sintonia dos dois é total. A Evangeline Lilly evoluiu MUITO como atriz (aliás, a primeira cena do episódio – a continuação do FF da 3ª temporada – mostra bem isso).

E o bote do Faraday? Tava fora da Ilha na hora que ela se moveu (que aliás, foi uma cena OK, mas eu nem esperava que fosse fodaça mesmo não – legal mesmo foi ver o Ben nessa cena e saber que de lá ele cai direto pra Tunísia pro flash forward que já vimos). Daniel e os camisas vermelhas se moveram com ela ou ficaram à deriva? Se ficaram À deriva, é melhor que morram, já que seria muito estranho criar uma reviravolta na trama para o aparecimento de mais 5 sobreviventes do Oceanic 815. Mas seria uma pena a morte do Daniel, ele é um dos melhores personagens que entrou nessa temporada.

Sobre os outros, vai ser legal ver como o Miles e a Charlotte (que só nesse Season Finale pareceu mostrar sua razão de existir, depois do que o Miles falou sobre ela já ter estado lá e tal – será que ela era filha de alguém da Dharma?).

Juliet deve formar uma dobradinha com o Sawyer, Claire só Deus sabe. Ou melhor, só Jacob sabe.

Mas parando um pouco com as conjecturas em torno da 5ª temporada e voltando à 4ª, o bom dela foi que eles não enrolaram. Eles têm um prazo fechado e agora estão cumprindo ele, sem necessidade de episódios desnecessários, como alguns que vimos na 2ª e 3ª temporada (e não me refiro ao da kombi do Hurley, porque aqueloe pra mim é muito legal, bem no espírito da 1ª temporada). Os flash forwards foram melhores que os já desgastados flashbacks, mas nem foram o principal. A ação na Ilha que fluiu muito bem. Desde o 1º episódio, onde todo mundo já se reencontrou, dividiram os grupos, chegaram os paraquedistas, etc. Se a gente parar pra pensar, é capaz de ter acontecido mais coisa nessa temporada de 14 episódios (13, mas um deles duplo) do que em outras temporadas de 20 e tantos.

Entre outras coisas que nessa temporada se confirmaram, está a relação (que todos já imaginavam desde o ano passado) da Ilha com viagem no tempo, principalmente graças ao Desmond, que mais uma vez protagonizou um episódio muito foda. E que no último episódio finalmente se reencontrou com a Penny. Isso foi inesperado e bem bonitinho. Quero ver se vai durar, já que o Ben prometeu ao Widmore (que nessa temporada finalmente foi confirmado como grande nemesis do Ben) matá-la pra compensar pelo assassinato da Alex.

Assassinato esse que foi meio chocante e inesperado. Lost teve culhões em fazer uma cena como essa, não é do feitio das séries de TV aberta mostrarem um assassinato a sangue frio desse jeito. E que ajudou a criar a imagem do grande vilão dessa temporada, o Keamy. Aliás, a luta dele com o Sayid no season finale foi sensacional.

Sobre mortes ainda, tivemos infelizmente a morte da Rousseau. Mas torço que a história dela ainda volta em flashback, o lance da chegada dela, do sequestro da Alex, etc é muito mal contado. Mas sinceramente não acredito nisso. Acho que vão enterrar essa história como os mercenários enterraram ela e o Karl (outro que morreu, mas não vai fazer falta, era restolho).

Entre outros mortos, temos Michael, que voltou nessa temporada justamente para se redimir da traição de 2 anos atrás. Por falar em Michael, o Walt já pode jogar a NBA, né? Moleque cresceu e mudou bastante. Só a camisa que continua a mesma.

Outro que morreu (morreu?) foi o Jin. Eu não tenho tanta certeza assim. Se bobear não foi impactado pela explosão e só caiu no mar. O que já seria um problema, até porque a Ilha se moveu logo depois. Mas enfim, eu não daria a morte dele como algo 100% certo, embora seja bem provável. O desespero da Sun foi comovente, e acredito que a personagem dela, como já demonstrou nas cenas com o Sr. Paik e depois com o Widmore, vai crescer bastante, se fortalecer.

Agora resta esperar janeiro ou fevereiro, quando a 5ª temporada começa. Como vão ficar Sawyer, Juliet, Miles e Charlotte na ilha? E Claire, vai continuar acampada na cabana do LSD? Faraday ficou boiando, tá na Ilha, tá morto, ou o quê? Desmond e Penny já saíram da história ou a vingança do Ben vai recolocá-los nela? Aliás, como será a participação do Ben a partir de agora? Como será a vida de Locke como novo “líder” dos outros? E como ele sai da Ilha? E como ele morre (suicídio mesmo?)? E o que ele falou com a galera fora da Ilha pra deixar todo mundo maluco?

Agora são 8 meses se remoendo pensando nas respostas e com a ansiedade crescendo. Mesmo sem um mega-cliffhanger no Season Finale. Porque Lost entende tanto disso, que já deixa a gente naturalmente ansioso e querendo respostas (e mais perguntas).

Que a próxima temporada seja tão boa quanto essa.

Anúncios

5 Responses to Lost, 4ª temporada: balanço final

  1. Fabiano disse:

    Eu achei essa temporada média. Melhor que a terceira, mas não melhor que a primeira e a segunda. Mas os últimos 4 episódios realmente foram muito bons.

    Então, vamos aos meus 2 cents:

    A Charlotte é uma viajante do tempo. Na verdade ela é o Aaron após a cirurgia de mudança de sexo 😛

    Achei a explosão do barco tosquíssima. Tosquice nível playstation 1. No mais, assino em baixo de tudo o que tu falou. Fevereiro só não vai demorar uma eternidade para chegar porque em setembro tem Dexter 😀

  2. Carolina Vianna disse:

    SACANAGEM ESSE POST! ¬¬

    não posso nem rolar que vejo varias coisas que nao queria ter visto!!!

    ¬¬

    ODIO MORTAL DESSE BLOG!

  3. Bife, tá escrito CLARAMENTE que tem spoilers e que quem não quiser ver é pra parar NA HORA. Rolou porque quis.

  4. Daiana disse:

    Caralho q mulher idiota!hahahaha

    muito bom..agora vou morrer até a 5ª. Pra mim nem ia ter..
    pq eu evitei ler qlqr notícia até ver a 4ª temporada completa, depois do final..óbvio q me perguntei, cara e agora?Tem q ter a 5ª!hahah

    enfim..até la!!

  5. Daiana disse:

    pois é né..

    tem dexter! uhulll q saudades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: