Confronto da Semana: He-Man x Thundercats

Um confronto histórico. Haja coração. Haja nostalgia.

Os dois maiores desenhos dos anos 80 (Caverna do Dragão completava a Santíssima Trindade da época): He-Man e Thundercats.

Eu tenho um carinho gigantesco pelos dois. He-Man foi tema da minha festa de 3 anos. Thundercats da de 4 anos.

Um duelo implacável entre os personagens de Eternia e do 3º Mundo.

Os 12 rounds serão:

1º Round (Penugens nos braços): Stratos x Abutre

2º Round (O brinquedo dos sonhos): Castelo de Grayskull x Toca dos Gatos

3º Round (Espada): Espada de Grayskull x Espada Justiceira

4º Round (Capanga peludo): Homem-Fera x Simiano

º Round (Líder dos capangas): Malígna x Escamoso

6º Round (Felinos listrados): Pacato/Gato Guerreiro x Tygra

7º Round (Alívios cômicos): Gorpo x Snarf

8º Round (Fêmeas que caem na porrada): Teela x Cheetara

9º Round (Coroas sabidos que chutam bundas): Mentor x Panthro

10º Round (Obi-Wan Kenobi genérico): Feiticeira (Zoar, não a do Luciano Huck) x Jaga

11º Round (O nemesis): Esqueleto x Mumm-Ra

12º Round (O protagonista): Príncipe Adam/He-Man x Lion-o

Vamos ao combate!

Pelos poderes de Grayskull, HOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOUUUU!!!!

1º Round (Penugens nos braços): Stratos x Abutre

Stratos é um dos aliados de He-Man, e um dos mais recorrentes nos episódios de Mestres do Universo. Seu grande poder é voar. OK, sabemos que isso não é lá grandes coisas, mas o cara é legal.

E acaba servindo para representar dezenas de personagens de He-Man que não couberam aqui, entre heróis e vilões (só para não serem esquecidos: Aríete, Abelhão, aquele que tem 3 faces que mudam, além de vilões como Kobra Kahn, Aquático, Mandíbula, etc).

Não que não tenham faltado também personagens de Thundercats, mas de relevante, talvez só o Chacal, Willikit e Willikat, que, convenhamos, são um porre.

Enfim, o Abutre é um dos capangas do Mumm-Ra. O mais inteligente e engenhoso deles, aliás, mas também atrapalhado. Mas no fundo, nunca chamou muita atenção.

Esse primeiro round é meio fraco, mas Stratos era mais foda que o Abutre.

He-Man 1 x 0 Thundercats

2º Round (O brinquedo dos sonhos): Castelo de Grayskull x Toca dos Gatos

O Castelo de Grayskull é a morada da Zoar e dos poderes que fazem o príncipe Adam e a princesa Adora se transformarem em He-Man e She-Ra. Mas no fim das contas, é apenas um amontoado de pedras feias formando uma caveira. Meio sinistro, etc, seria a morada perfeita para algum vilão. Por isso, o fato de ser a “sede” do bem é no mínimo original, contando pontos a favor dela. Já a Toca dos Gatos é uma base maneiríssima, uma verdadeira fortaleza e lar para os Thundercats. E ambos eram brinquedos fodaços. Só que, como eu já havia dito anteriormente, esse confronto vai ter forte influência do lado emocional, por isso vou voltar um pouco no tempo.

O ano é 1986, eu tinha apenas 3 anos e era alucinado por He-Man. Naquela época, ganhei praticamente a coleção inteira de bonecos do He-Man, além de vários dos veículos. Eu adorava aquilo, amava pra valer. Tanto que até bem pouco tempo eu ainda tinha a maioria guardada. Mas eu queria mais. Eu queria o Castelo de Grayskull, e pedi pro Papai Noel. Minha mãe foi na Mesbla (só me contou anos depois, quando eu já não acreditava mais no bom velhinho) e conseguiu pegar o último. Um sujeito desesperado (ao estilo Schwarzenneger em Um Herói de Brinquedo, embora certamente MUITO menor que o Schwarzenneger), deu um soco na minha mãe pra tentar tirar a caixa dela e comprar. Mas na noite de 24 para 2 de dezembro, lá estava aquela caixa enorme, o maior dos presentes daquela noite de Natal. Lembro até hoje do papel de presente, era simples, azul marinho liso. O Castelo de Grayskull foi o grande presente que eu gahei na minha infância, talvez o que eu mais tenha gostado de ganhar na minha vida, mesmo depois de 22 anos que aquilo aconteceu. Eu estaria renegando a minha história se não desse a vitória para o Castelo de Grayskull nesse confronto (embora a Toca dos Gatos seja muito maneira também).

He-Man 2 x 0 Thundercats

3º Round (Espada): Espada de Grayskull x Espada Justiceira

Tudo bem, é com a Espada de Grayskull que o Adam invoca seus poderes e vira He-Man. Mas além disso, é só uma espada normal com um design horroroso. Já a Espada Justiceira carrega o Olho de Thundera, que permite ao Lion-O usar a Visão Além do Alcance e ainda tem um mega efeito Viagra, além de convocar todos os Thundercats pra porrada. Isso sem falar que é bonita pacas. Funcionalidade + design = vitória da Espada Justiceira.

He-Man 2 x 1 Thundercats

4º Round (Capanga peludo): Homem-Fera x Simiano

Não sei quantos aqui já viram Corpo Fechado, do M. Night Shyamalan. Mas próximo do fim do filme, o personagem do Bruce Willis conversa com a mãe do Elijah Pryce sobre uma ilustração da galeria dele, a respeito dos tipos de vilão nos quadrinhos (e que de certa forma se aplica também a desenhos animados). Na verdade, ela falava do olhar do vilão definindo qual seu tipo, se é o arqui-inimigo ou um vilão-soldado. Os dois capangas desse round são vilões-soldados. O Homem-Fera até tá numa hierarquia um pouco maior, mas não passa de muitos músculos e pouco cérebro. O Simiano é ainda mais estúpido que ele, e nem é tão relevante. Por isso, num confronto entre os soldados, ganha aquele que provavelmente duraria mais tempo. E que é laranja, afinal precisa ter muita moral pra ser de uma cor dessas e ainda impor algum respeito.

He-Man 3 x 1 Thundercats

5º Round (Líder dos capangas): Malígna x Escamoso

Tá, eu sei que pra combater o Escamoso, o ideal seria colocar o Aquático ou até mesmo o Kobra Kahn. Mas como deixar de fora a principal aliada do Esqueleto, a bela e cruel Malígna? Até o nome dela é style. O Escamoso era o líder dos Mutantes do Mumm-Ra, mas nunca foi muito superior aos seus comparsas e volta e meia teve que lidar com algum dos outros querendo mandar. Já ela, mesmo com umas certas tendências a querer o poder, sempre foi inteligente o suficiente para saber qual era o seu lugar e deixá-lo garantido. E outra coisa, entre um monstrengo verde e uma morena com pernocas de fora, não dá pra votar no monstrengo, né?

He-Man 4 x 1 Thundercats

6º Round (Felinos listrados): Pacato/Gato Guerreiro x Tygra

Eu sempre achei o Pacato carismático pra caramba. O mascote amigo e medroso. Sabe, sempre foi uma figura bem “humana” no universo do He-Man. Mas sempre achei que ele perdia muito quando virava Gato Guerreiro. Sim, ele passava a ser um animal de combate foda e aquela armadura vermelha até que era style. Mas não causava mais tanta empatia. O Tygra, apesar de não ser tão cool quanto o Panthro, tem aquela coisa toda de ser o cientista dos Thundercats, o arquiteto que projetou a Toca dos Gatos, etc. E convenhamos que uma boleadeira é uma arma pra lá de estilosa. Para compensar pela derrota (justa, mas que mereceu honras) da Toca dos Gatos, a vitória vai para quem a criou.

He-Man 4 x 2 Thundercats

7º Round (Alívios cômicos): Gorpo x Snarf

Se o Presto de Caverna do Dragão já era engraçado, imagine sua versão monstrinho voador trapalhado? Pois esse é o Gorpo, mágico residente do palácio de Eternia, que desde que chegou ao planeta não acerta uma. Um dos personagens mais engraçados do desenho e um dos ícones dele. Já o Snarf, também é engraçado, mas tipo, é uma babá. É o encarregado de cuidar o Lion-O desde que saíram de Thundera. Com um jeito meio resmungão e medroso, tá mais pra uma versão gordinha e baixinha do Pacato. É legal, mas não chega aos pés do Gorpo.

He-Man 5 x 2 Thundercats

8º Round (Fêmeas que caem na porrada): Teela x Cheetara

Enquanto a Teela é uma gatinha no sentido de bonita, a Cheetara é uma gatinha no sentido literal. E a menos que você seja um dos zoófilos citados nesse post, não tem como defender ela pela beleza. E até entendo que ela tenha uma importância um pouco maior que a Teela na trama. Afinal, ela é uma Thundercat, enquanto a Teela é apenas mais uma da trupe que ajuda o He-Man. Mas a questão é que a Cheetara pra mim foi sempre muito sem sal. Tá, ela é superrápida, mas whatever. Pra mim ganha a Teela.

He-Man 6 x 2 Thundercats

9º Round (Coroas sabidos que chutam bundas): Mentor x Panthro

Aqui é o embate de dois caras fodas. Duncan, mais conhecido como Mentor, era o cara que desenvolvia e, na maioria das vezes usava, as armas e a tecnologia a favor dos reis de Eternia. Além de ser o cara que criava tudo isso pro He-Man também. Também era o grande “mentor” do príncipe Adam. Ou seja, muito maneiro. O problema é que tá encarando o Panthro. O cara é forte pra cacete, mestre em artes marciais (e convenhamos que isso, para uma pantera, é um fato marcante), entende à beça de mecânica e tecnologia. Saca as pranchas que Willikit e Willikat usam? Pois é, ele que fez. E se ter o seu suspensório como arma é meio tosco, ele compensa com os nunchakus!

He-Man 6 x 3 Thundercats

10º Round (Obi-Wan Kenobi genérico): Feiticeira (Zoar, não a do Luciano Huck) x Jaga

A Feiticeira Zoar é a protetora do Castelo de Grayskull e do poder de He-Man e She-Ra. E ela se transforma em águia. Sua sabedoria e poder ajudam a guiar Adam e a torná-lo o herói que é He-Man. O porém é que, em um episódio, é mostrado que as espadas que escolheram Adam e Adora. Então ela meio que perde a moral, né? Já o Jaga é o próprio Mestre Jedi, o Obi-Wan felino da turma de Thundercats. Era o líder e, de acordo com a Wikipédia (c’mon, vocês acham mesmo que eu ia ter tempo de rever episódios suficientes para falar de tantos personagens?), o fundador da linhagem e da filosofia dos Thundercats: guerreiros com super habilidades que iriam defender a paz e a justiça (Jedi, anyone?) e manter vivo o sagrado código de Thundera : Justiça, Verdade, Honra e Lealdade. Além disso tudo, ele era o verdadeiro senhor da Espada Justiceira. E pra completar as relações com o Obi-Wan, o espírito dele também aparece pro Lion-O (era só pra ele ou também aparecia para os outros? Esqueci agora…). Zoar não tem chance contra ele.

He-Man 6 x 4 Thundercats

11º Round (O nemesis): Esqueleto x Mumm-Ra

Um sujeito com cara de caveira, mas corpo bombado, é no mínimo peculiar. Para mim, o Esqueleto é um dos melhores vilões dos desenhos. Com direito a risadinha malévola e tudo. O problema é que ele é muito saco de pancada do He-Man. Aquele tempo todo em Eternia e ainda não consegue subjugar o Rei Randor? Qualé! Já Mumm-Ra também tem sempre seus planos frustrados, mas mais por culpa dos Mutantes (seus capangas, não a banda). Mumm-Ra é um vilão foda em todos os sentidos. Uma múmia decrépita que invoca os antigos espíritos do mal e se torna o de vida eterna (um amigo meu recentemente comentou num fórum que quando criança achava que o Mumm-Ra dizia que era o “dívida externa” e por isso ele vivia com medo dessa dívida). Mumm-Ra é tão badass motherfucker assustador que seu único ponto fraco é ver seu reflexo. Ele só tem medo de sim mesmo. Por isso derrota, embora por pouco, o Esqueleto.

He-Man 6 x 5 Thundercats

12º Round (O protagonista): Príncipe Adam/He-Man x Lion-o

Ok, que o príncipe Adam é um bundão, todo mundo sabe. Mas é um bundão gente fina. Se não serve pra nada, pelo menos não atrapalha. E quando vira He-Man, se torna o herói massaroca que enfia a porrada na galera e que no final ainda dá dicas e conselhos às crianças que estão assistindo. Não é legal? Porrada pra agradar a criançada e lição de moral pra agradar os pais. Já o Lion-O, não faz transformação. E mesmo assim é um bundão. Menos que o Adam, e vá lá, ele até tem uma justificativa. O cara é mó criança e na viagem até o Terceiro Mundo deu merda e ele cresceu. Ele até é um herói legalzinho, mas cá entre nós, é meio maricas ficar usando a Espada Justiceira pra convocar os outros Thundercats pra luta. Não é homem? Luta sozinho, mermão, mostra que é macho. Mas não, prefere ficar chamando os amiguinhos, se cagando… nhé. He-Man valoriza os aliados, mas jamais se rebaixaria assim. Ele encheria o Lion-O de porrada.

He-Man 7 x 5 Thundercats

Vitória de He-Man. Previsível talvez, acho que a maioria das pessoas preferiam ele a Thundercats. Mas vamos ver nos comentários se é isso mesmo… digam quem seriam seus favoritos nos rounds. Os últimos confrontos acabaram com resultados polêmicos.

Semana que vem tem mais, num duelo musical entre gigantes.

Anúncios

16 respostas para Confronto da Semana: He-Man x Thundercats

  1. senti falta do Aquático nessa batalha…! Por mais que não tivesse como encaixar nos esquemas… ele é um personagem sensacional!

    Abutre pra mim ganhava fácil…!

    E o Mentor idem! O cara veio de comboio do nordeste para ajudar o He-Man a salvar o mundo!

    entre as espadas valia um empate…afinal de contas os efeitos especiais na transformação ( ou bronzeamento artificial instantâneo, como quiser ) do adam em HE-MAN ( the most powerful man in the universe! ) são iradassos!

    A espada do he-man transforma o pacato em gato guerreiro e ainda dá uma armadura vermelha totalmente personalizada vinda do nada para ele!

    Se tivesse vendendo as duas espadas na Polishop eu comprava a espada do He-Man…ainda mais se viesse com um estrator de sucos, uma faca de corte em V, um manual de instruções e o meu certificado de garantia.

  2. Nhé, e os ursinhos carinhosos?

  3. Devem estar dando pros Ursinhos Gummy.

  4. Rafa disse:

    Hahahaha, “Obi-Wan Kenobi genérico”

    Os suspensórios do Panthro não são simples amras, são os suspensórios do METAL!! \,,/ Isso devia contar ainda mais pontos pra ele.

    Gostei das escolhas, só acho que gosto mais do Snarf que do Gorpo, como personagem engraçadinho. Aquela voz anasalada-deprê do Snarf sempre me matava de rir. E acho que gosto mais da Toca dos Gatos do que do Castelo de Grayskull. Talvez minha seleção usando seus rounds tivesse pendido pros Thundercats, apesar de eu ter sempre gostado mais do He-Man.

  5. Mas a Toca dos Gatos É mesmo muito mais legal que o Castelo de Grayskull. Como expliquei no post, meu voto foi absolutamente passional.

  6. Marcelo disse:

    Eu gostava mais do Thundercat…

    =(

  7. natalia pinheiro disse:

    eu nunca entendo essas batalhas, desculpa hahahha

  8. chiveta disse:

    hmmm acho que o Gato Guerreiro ia trocar de lado, não?!

  9. Mari disse:

    Não vou comentar cada round, mas acho que no fim das contas, gosto mais de thundercats. Mas que é foda escolher entre os dois, é.

  10. André Soares disse:

    Desses, o único ThunderCat que perde é o Tygra. Aqueles novinhos também, cujos nome eu esqueci, também eram bem chatinhos…

    E acabei de aprender algo: o castelo que eu sempre ouvi ser chamado de “greiscon” chama-se “Grayskull”, na verdade. Faz sentido. Nunca soube…

  11. Rafa disse:

    Sempre tem aquele momento na vida em que a gente descobre o verdadeiro nome do castela de Grayskull, e ele sempre é meio chocante.

  12. Bobby disse:

    Sei lá, isso está me cheirando a um empate… afinal de contas a Cheetara comanda (apesar do nome dela me lembrar Cheetos), nada a ver a Teela ter vencido.

    Aliás, acho que seria bem justo no caso de um empate. Justo, mas talvez não muito popular.

  13. Bruno Tavares disse:

    Descobrir o nome do Castelo de Grayskull é tipo descobrir que a vovó mafalda era homem…

  14. […] paciência de ficar 10 horas por dia no YouTube vendo as coisas que me recomendam. Mas vendo esse post aqui do Vida Ordinária, eu me lembrei disso aqui (e só hoje arrumei tempo de […]

  15. Pedro Accioli disse:

    Eu acho que todos os confrontos estão legais, mas deveria mudar alguns: a Malígna tinha que lutar contra a Luna (usando o cinturão do poder), a Feiticeira contra a Mumm-rana, o Abutre contra o Triclope, o Escamoso contra o Aquático, o Grune contra o Mandíbula e o Rataro contra o Cobra Khan!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: