Especial Cannes 2008

Ok, ok. O Festival de Cannes terminou, mas o assunto continua. Aliás continua não, porque a gente nem falou dele no blog. Pois então, faremos um post especial. Bem rápido, não se preocupem. Longe de nós querer resumir tudo em um único post.

Mas como a gente acredita no poder colaborativo da internet e, para as notícias ficarem melhores, vale pesquisar em diferentes lugares. Antes do post, vamos dar algumas dicas sobre o que rolou.


Quer ver todas as peças, é só entrar no site do festival. Aproveite para treinar o seu poder de dar zoom nas imagens (podiam ter inventado um jeito melhor de visualizar as peças!)

Quer saber um pouquinho dos bastidores, tem o blog da Suzana Apelbaum, da Hello Interactive. Não tá com paciência de ler? Sem problemas, podcasts existem pra isso. Coloque os fones a postos e escute os PodCannes e o PAMA, feito pelo Jeff Paiva (AgênciaClick) e produzido por Mafê Bastos (Estúdio Mellancia). E no YouTube, você acha muitas outras coisas.


Mas vamos ao post que será dividido em 2 partes.

#01 :: Um dos destaques mostra que a propaganda pode sim ser um fator de mudança social e deixar de lado aquela história que publicitário é marketeiro e engana o povo. O grande exemplo disso é o Grand Prix de Direct, criação da JWT India para o Jornal The Times Of India.

A campanha que ganhou o mesmo nome do jornal precisava despertar nos indianos o espírito de reconstrução de uma nação, motivando-os a sair da inércia e juntos transformar o país.

De uma simples campanha, o Times of India virou uma causa social que teve repercussão e adesão de diversos outros veículos de comunicação, além de empresários, ativistas sociais, celebridades e artistas.

Todos começaram a participar e dar força ao projeto que acabou transformando a campanha em domínio público. E, mais que isso, fez com que o jornal deixasse de ser apenas um veículo de comunicação, transformando-o em um verdadeiro catalisador da mudança social.

O vídeo abaixo mostra o projeto e seus resultados:

#02 :: Já o outro destaque do nosso post de hoje é o Grand Prix de Titanium com criação da Projector (Tokyo) para a loja de roupas Uniqlo.

Uma fusão de vídeos de dança, música e relógio que se resumiu em um widget. A campanha foi focada em blogs que acabaram se transformando em uma vitrine de 24 horas para as roupas da UNIQLO com link direto para a loja online.

O widget foi criado para se tornar uma ferramenta que conecta a marca com as mídias sociais e ampliar seu conhecimento global. Mas não foi só isso. Eles conseguiram inventar uma nova forma de ver as horas. Uma forma divertida, isso sim. A música e os vídeos são muito bons.

O vídeo interfere de tempos em tempos no relógio. E varia de acordo com o tempo. No calor, as dançarinas aparecem vestidas com camisa pólo; no inverno, com casacos de cashmere e à noite, aparecem dormindo. Toda hora tem uma seqüência especial. E tem até alarme.

Os blogueiros podiam e ainda podem baixar uma versão pra seus blogs e tem a opção de screensaver (protetor de tela) pra qualquer pessoa que simpatize com essa nova forma de contar as horas. E ainda teve instalação nas lojas da marca. No site, ainda tem um mapa que indica a localidade de cada usuário, mostrando a experiência UNIQLOCK.

Simples, prático, funcional e divertido e você ainda descobre as novas roupas das coleções da marca. O vídeo que mostra o projeto, só achei no videolog, então só dá pra ver aqui. Você ainda pode visitar o site que foi feito para o Festival de Cannes com vários links da campanha e se quiser ver mais dancinhas engraçadas, clique aqui.

E viva a boa propaganda!

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One Response to Especial Cannes 2008

  1. Carolina Vianna disse:

    Isso é surreal! Há um ano ninguem nem sabia o que era um widget! ^^

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