Confronto da Semana: Friends x Seinfeld

E os Confrontos do Vida Ordinária invadem mais uma vez o mundo da TV. Dessa vez, para pôr frente a frente as duas sitcoms mais populares (e minhas favoritas) dos anos 90: Friends x Seinfeld.

De um lado, os 6 amigos de Nova York que nós acompanhamos  desde o começo da vida adulta até estarem casados (em sua maioria), com filhos, etc. Do outro, os 4 amigos também de Nova York que simplesmente vão levando suas vidas numa grande série sobre o nada.

De um lado, a série mais pop e adorada, que cresceu com a gente e fez a minha adolescência e de muita gente que eu conheço. Do outro, a série de humor mais brilhante, mais genial da história. (ok ok, na minha opinião The Office está roubando esse posto deles, mas ainda assim…).

Que as claques comecem, porque é hora da briga!

Os 10 rounds serão:

1º Round (Vizinhos escrotos): Sr. Heckles x Newman

2º Round (Eram loucos por ela…): Gunther x Louco Joe Davola

3º Round (Sempre estavam ali, mas nunca vimos direito): Peladão feioso x George Steinbrenner (o dono dos Yankees)

4º Round (Os Escandalosos): Janice x Frank Costanza

5º Round (Elas não sabem o que querem): Rachel x Elaine

6º Round (Como entendê-los?): Phoebe x Kramer

7º Round (Paranóicos): Monica x George

8º Round (Mau Ator): Joey x Jerry

9º Round (Humorista): Chandler x Jerry

10º Round (Nerd): Ross x Jerry

Que comece o solo de contra-baixo ou o tema do The Rembrandts, porque está valendo!

1º Round (Vizinhos escrotos): Sr. Heckles x Newman

Phoebe: Não, Sr. Heckles! Ninguém está fazendo nenhum barulho aqui em cima!
Sr. Heckles: Vocês estão atrapalhando meu ensaio de oboé.
Phoebe: Mas você não toca oboé!
Sr. Heckles: Eu poderia tocar oboé.
Phoebe: Então EU vou ter que pedir pra VOCÊ fazer menos barulho!

Sr. Heckles é o vizinho do apartamento de baixo da Monica e da Rachel, e passa boa parte da primeira temporada de Friends reclamando do suposto barulho que os amigos ficam fazendo e o incomodando. O diálogo acima mostra também um padrão que ele repetiu em suas aparições. Dizer que faz ou tem alguma coisa, ser contrariado e logo depois dizer que poderia ter ou poderia fazer. Enfim, só de birra. Até que um dia ele morre e deixa todos seus pertences para as “duas garotas barulhentas lá de cima”, e o pessoal descobre que de fato o Heckles tinha que aturar fortes ruídos vindos do apartamento delas. Ou seja, ele tinha um pouco de razão.

Já o Newman…

Newman: Olá, Jerry.
Jerry: Olá, Newman.

Newman é o vizinho e inimigo jurado de Jerry, e sempre que os dois se encontram rola esse nada caloroso cumprimento. Um carteiro preguiçoso, Newman acaba sempre entrando na vida do Jerry por sua amizade com o Kramer. E mesmo com eventuais tréguas e alianças, eles sempre voltam a arrumar motivos pra se odiarem. Só que ao contrário do Sr. Heckles, o Newman é genuinamente um escroto babaca. Ele  não tinha barulho chato no apartamente de cima. Ele não tinha motivo real. Só tinha rancor e má vontade.

E por isso que, no quesito vizinho escroto, ele é muito mais que o Sr. Heckles. Até mesmo porque o velho birrento de Friends só dura meia temporada. Já o Newman está presente até o fim, onde pode ver a derrovada do seu arqui-rival no julgamento do fim da série. E por isso, leva esse round.

Friends 0 x 1 Seinfeld

2º Round (Eram loucos por ela…): Gunther x Louco Joe Davola

Joey: Ei, Gunther, você viu o Chandler por aí?
Gunther: Eu pensava que você era o Chandler.

Gunther é o gerente do Central Perk, e eternamente apaixonado pela Rachel. Uma paixão platônica, que ele só confessa a ela no último episódio (ou foi no penúltimo? Agora me deu branco). Mas ao longo das temporadas, pudemos ver ele sabotando o Ross (é ele quem conta pra Rachel que Ross a traiu durante o tempo que eles deram), tendo suas esperanças subindo e caindo, ou simplesmente nos fazendo rir, com aquela cara de bobo, cabelo claríssimo e poucas palavras. Um bom coadjuvante que sempre ajudou a levar a série.

Joe Davola (mensagem na secretária eletrônica do Jerry): Jerry, aqui é Joe Davola. Pf. Pfs. Pf. Eu estou com um cabelo na minha língua. Não consigo me livrar dele. Você tem idéia de como odeio isso? Claro que você sabe, você que colocou ele aqui. eu sei o que você andou dizendo sobre mim, Seinfeld. Eu sei que você falou mal de mim pros executivos da NBC, melou meu negócio. Agora EU vou melar o seu negócio. Você sabe que eu já melei antes, e vou melar de novo.

O “Louco” Joe Davola não é apenas louco pela Elaine no sentido figurado. Ele é maluco mesmo, um psicótico, instável mentalmente e com comportamente agressivo. Davola conhece o Jerry e o George antes de uma reunião na NBC onde ele teve um roteiro rejeitado. E culpou Seinfeld por isso, e passou a perseguí-lo. Tempos depois, Elaine, mesmo já tendo ouvido sobre sua insanidade, aceita sair num encontro com ele e acaba encurralada no apartamento do maluco. Só consegue fugir quando joga spray para hálito nos olhos dele.

Um personagem tão louco e sem regras quanto a série. Mas que apenas se une à galeria de personagens memoráveis (como o Baboo, o Soup Nazi e o advogado Jack Chiles, por exemplo), e não tem real participação na vida da série. Por isso, Gunther, o bobalhão divertido, leva essa.

Friends 1 x 1 Seinfeld.

3º Round (Sempre estavam ali, mas nunca vimos direito): Peladão feioso x George Steinbrenner (o dono dos Yankees)

Phoebe: Olha lá, o Peladão Feioso tá decorando a árvore de Natal! uau, você deviam ver o tamanho dessas bolas de Natal…

O Peladão Feioso (eu estou odiando escrever assim, mas acho que seria estranhíssimo ficar falando Ugly Naked Guy num post todo em português) morava no prédio em frente ao apartamento da Monica e ao longo da série nosso contato com ele sempre foi justamente em momentos como os da cena acima, com algum dos amigos na janela comentando o que o cara estava fazendo (geralmente algo grotesco e engraçado de se imaginar um cara feio e pelado fazendo). O máximo que vimos dele foi de costas, quando Ross vai conversar com ele para tentar conseguir o apartamento, já que ele estava de mudança. E Ross consegue, e vai morar no apartamento do feiosão. Uma figura folclórica do universo Friends, que garantiu muitas risadas (sejam das claques ou nossas) mesmo sem aparecer ou falar.

George Costanza (falando de si mesmo na terceira pessoa): Eu acho que é hora do almoço do George.
George Steinbrenner: Sim, é mesmo. E vamos ver o que eu tenho hoje. Ah, presunto e queijo mais uma vez. E ela esqueceu da mostarda chique. E adoro aquela mostarda chique. Você poderia colocar mostarda chique até em um sapato que ele teria um sabor bem bom para mim.

George Steinbrenner, ao contrário do Peladão, fala bastante. Só vemos ele por trás, mais ou menos na altura do ombro. Mas como fala o dono do New York Yankees (o cara realmente existe, por mais surreal que essa caricatura interpretada pelo Larry David pareça), chefe do George por um bom tempo na série. O verborrágico e alucinado personagem é responsável por piadas sensacionais e por intermináveis demissões.

Um round difícil de decidir. Mas enquanto o Peladão provoca risos passivamente, Steinbrenner faz isso ativamente. A gente ri dele, e não só sobre ele. E por isso leva a melhor.

Friends 1 x 2 Seinfeld.

4º Round (Os Escandalosos): Janice x Frank Costanza

Janice: Oh… my… God!

Janice é a personagem irritante e escandalosa de voz anasalada que participa de TODAS as temporadas (na 6ª é apenas através da voz, em uma fita que Chandler dá pra Monica no Dia dos Namorados). Ela surge como a namorada chata de Chandler. E de tempos em tempos volta a essa situação, sempre com ele em dificuldades para dar o pé na bunda dela. Entre as idas e vindas dela na série, estão incluídas uma noite com o Ross e dividir o quarto com Rachel antes das duas entrarem em parto. Uma das personagens secundárias mais populares e recorrentes da série. Friends não seria o mesmo sem as aparições eventuais da perua.

Frank Costanza: SERENIDADE!!! SERENIDADE!!!
George Costanza: O que é isso?
Frank Costanza: O doutor me deu uma fita de relaxamento. Sempre que minha pressão ficar muito alta, o homem na fita me diz para falar “serenidade”.
George Costanza: E é pra fazer isso berrando?
Frank Costanza: O cara da fita não foi específico…

Frank Costanza também é um personagem recorrente, uma vez que é o pai de um dos protagonistas da série. E vendo a estupenda atuação do genial Jerry Stiller (pai do Ben Stiller), dá pra entender como o George se tornou um adulto daqueles. O cara é simplesmente uma pilha de stress e loucura que transforma tudo numa grande gritaria alucinante. E nunca faz o menos sentido. E sempre é muito hilário. “Você tem o galo, o frango e a galinha. O galo vai com a galinha… então quem está fazendo sexo com o frango?

Janice faz parte da história de Friends, mas é meio irritante. Já Frank Costanza é uma grande força de humor nonsense que sempre que surge mostra porque Seinfeld é uma série diferenciada.

Friends 1 x 3 Seinfeld

5º Round (Elas não sabem o que querem): Rachel x Elaine

Rachel (para o Ross): Ei, e só pra você saber: NÃO é tão comum assim, NÃO acontece com todo cara e é SIM uma grande coisa!
Chandler: EU SABIA!

Não achei foto dela com a mini-saia. =/

Não achei foto dela com a mini-saia. =/

Rachel Green é talvez a grande protagonista feminina de Friends (se dentro dos 6 a gente puder colocar alguém na frente em importância, sem dúvidas seriam Ross e Rachel). Não somente por integrar o casal principal da série, mas por ser responsável pelo plot inicial. Afinal, é a partir da chegada dela em Nova York após fugir do seu casamento que começamos a acompanhar a vida daqueles 6. E daí pudemos acompanhar aquela garota confusa crescendo. De patricinha para garçonete. De garçonete para vendedora. De vendedora para hmmmm, vendedora, mas num cargo mais executivo. Sem nunca perder um lado meio bobo e um bocado de insegurança. E cá entre nós, sem nunca deixar de ser a mais bonita (e gostosa) da série (o que era aquela mini-saia xadrez das primeiras temporadas, né?).

Elaine: Sabe qual seu problema? Seus padrões são altos demais.
Jerry: Eu já saí com você…
Elaine: Isso porque os meus padrões são baixos demais.

Elaine Benes é tão confusa e insegura quanto Rachel, mas mais desencanada; Ex-namorada de Jerry, ela vive às voltas com namorados e empregos, sempre se complicando, cedo ou tarde, em ambas as áreas. E Julia Louis-Dreyfus sempre mandou bem e conseguiu segurar a onda de ser a única mulher do quarteto principal da série.

O problema é que ela não tem a importância, o crescimento e os atributos da Rachel. Mesmo que ela usasse a mini-saia da Rachel, não seria a mesma coisa que a Jennifer Aniston. Por isso, tanto por causa da importância da personagem como pelo meu pensamento meio machista, não posso conceber a Rachel perdendo.

Friends 2 x 3 Seinfeld.

6º Round (Como entendê-los?): Phoebe x Kramer

Phoebe Buffay: Se vocês quiserem receber e-mails sobre minhas próximas apresentações, por favor me dêem dinheiro pra eu comprar um computador.

Phoebe é a personagem feminina mais engraçada de Friends, interpretada pela melhor atriz das três (Lisa Kudrow). Em grande parte, por não fazer o menor sentido. A louca cantora e massagista Phoebe era órfã, foi criada em parte pela avó e em parte nas ruas. Seu lado zen e meio bicho-grilo sempre contrastou na medida certa com a personalidade dos outros personagens. Várias das tiradas mais engraçadas da série vieram dela (inclusive a cena que mais ri em todas as 10 temporadas, que infelizmente é muito longa pra eu reproduzir aqui). Phoebe talvez seja, dos personagens de Friends, a que poderia mais facilmente entrar no elenco de Seinfeld, pelo caráter mais anárquico do seu humor. E vamos cantando… Smelly cat, smelly cat, what are they feeding you…

Cosmo Kramer: Esses pretzels estão me deixando com sede.

Kramer é… é… inexplicável. O vizinho amalucado (Amalucado? Que tipo de adjetivo é esse? Me senti agora escrevendo uma chamada pra filme da Sessão da Tarde) do Jerry é simplesmente uma figura. Suas entradas intepestivas, seus projetos malucos, seu jeitão estranho. Kramer é a maior caricatura de Seinfeld, e um dos grandes charmes da série. Se é que a gente pode usar o termo charme falando daquele gigante bizarro.

De qualquer forma, esse é sem dúvida o round mais difícil de decidir. Dois personagens simplesmente sensacionais e igualmente engraçados. E sem qualquer um dos dois, suas séries perderiam demais. Mas como eu disse, Phoebe conseguiria se encaixar em Seinfeld. Mas Kramer jamais combinaria com Friends. E por isso, ela vence. Mas cara, que merda ter que ver um dos dois perder…

Friends 3 x 3 Seinfeld

7º Round (Paranóicos): Monica x George

Monica Geller: Ei, amorzinho. Antes que eu me esqueça, eu esqueci meu diafragma na sua casa?… err… oi, mãe.

A competitiva e obcecada por limpeza Monica, é pra mim uma espécie de Dedé de Friends. É a menos engraçada dos personagens, mas é essencial. A casa dela é o principal cenário, e é ao redor do seu mundinho que os personagens circulam (Ross é seu irmão, Rachel a amiga de colégio, Phoebe a ex-colega de apê, Joey e Chandler os vizinhos da frente – embora o segundo já fosse amigo de faculdade do Ross). Uma escada. Uma boa escada, mas ainda assim, sem a força de outros personagens.

George Costanza: Ficou bem claro para mim, sentado aqui hoje, que toda decisão que eu tomei na minha vida inteira foi errada. Minha vida é o completo oposto de tudo que eu quis ser. Cada instinto que eu tenho, em cada aspecto da minha vida, seja algo para vestir, seja algo para comer – está tudo errado.

Já o George é pra mim o melhor personagem de Seinfeld. Inseguro, paranóico, estressado. Um grande loser que vive em uma pilha de nervos. Se Seinfeld é uma série sobre o nada, onde os personagens falam sobre o nada, o melhor amigo de Jerry é um grande nada em sua vida. E por isso é tão foda e tão engraçado. O personagem, de forma irônica, é a essência do que a série representa. Nunca uma caricatura foi tão humana quanto em George. Nunca um fracassado foi tão digno de pena, mas ao mesmo tempo merecedor de tanta coisa ruim quanto ele. Ele é a personificação das nossas cagadas. E melhor a gente rir delas do que chorar.

E por isso que leva fácil essa.

Friends 3 x 4 Seinfeld

8º Round (Mau Ator): Joey x Jerry

Joey: How you doin’?

Não, Matt LeBlanc não é um mau ator. Mas interpreta um. Joey Tribbiani é o tapado gente boa da turma de Friends, que se sente plenamente feliz se tiver mulher e comida à rodo. Um personagem que sempre foi engraçado, mas que cresceu bastante em espaço nas últimas temporadas (como comentei recentemente aqui, em parte graças a uma diminuída  dos outros dois caras). Eu particularmente não gostei muito do lance dele com a Rachel (assim como não gostei muito de alguns rumos das últimas temporadas), mas é inegável que boa parte da graça dessas temporadas veio da ingenuidade e carisma do Joey.

Jerry: Sabe, Elaine, o segredo de comer um cookie preto e branco é que você quer um pouco de preto e um pouco de branco em cada mordida. Nada combina melhor que baunilha e chocolate. E ainda tem, de alguma forma, uma harmonia racinal que nos escapa. Se as pessoas simplesmente olhassem para esse cookie, todos os nossos problemas estariam resolvidos.

Fazer o que se eu não sei atuar?

Jerry Seinfeld não interpreta um mau ator, e sim um comediante. Mas ele, por sua vez, é um mau ator. Não que ele ignore isso, ao contrário (tanto que em Jerry, a série dentro da série, os executivos da NBC comentam que ele é um ator ruim). Até faz uso disso. O fato dele ser tosco interpretando, ajuda a aumentar a graça em muitas cenas, em muitas piadas da série. O criador e protagonista da série é tão ruim, que fica bom. E ajuda a contribuir pro humor da série.

E agora? A gente tem de um lado um cara que interpreta bem um mau ator e que é bem engraçado. Do outro, um cara que interpreta mal a si mesmo, mas que ainda assim funciona. Ambos são ótimos, mas o humor do Joey depende mais da atuação do que o do Jerry (ambos dependem um bocado do roteiro, mas no caso do Jerry, isso é mais flagrante). E já que esse round é sobre interpretação, ele leva a melhor.

Friends 4 x 4 Seinfeld.

9º Round (Humorista): Chandler x Jerry

Chandler: Os Bings têm casamentos horríveis. Eles gritam. Eles brigam. E usam o garoto que limpa a piscina como uma peça nos seus jogos sexuais.

Chandler Bing era, na minha opinião, o melhor personagem de Friends. Seu humor com timing perfeito garantia as melhores piadas da série. Só que aí ele ficou noivo da Monica e ao mesmo tempo, na vida real, Matthew Perry se livrou das drogas e engordou. E aí não sei se foi problema da banha, do roteiro ou da sobriedade dele. Só sei que ele perdeu metade da graça. Mas vamos nos focar nos bons tempos, quando o filho de uma autora de livros eróticos com um travesti tinha tiradas para qualquer situação. A ponto de ter que fazer como resoulção de ano novo ficar sem fazer piadinhas (aposta que ele perde ao despejar todas as piadinhas que estavam entaladas há uma semana, numa cena hilária). Isso sem falar que ele serviu de inspiração para o nome de uma das filhas que a Phoebe deu a luz para seu irmão Frank Jr.

Jerry: Eu preciso falar com você sobre meu amigo, Dr. Tim Whatley. Eu acho que ele se converteu ao Judaísmo só por causa das piadas.
Padre: E isso te ofende como judeu?
Jerry:
Não, me ofende como comediante.

Jerry Seinfeld é o mais popular e um dos melhores comediantes de stand-up do mundo. E por muitas temporadas, os episódios começavam e terminavam com parte do espetáculo dele. E na série ele interpretava a si mesmo, portanto, um humorista. E sempre foi muito engraçado. Mas assim como no round anterior, muito por causa do texto e do resto do elenco. Nas tiradas em si, dentro da série, ele sempre foi bom, mas nunca teve a inspiração dos bons tempos do Chandler. E por mais que os shows dele fossem bons, não haviam sido escritos necessariamente para a série.

Por isso, Chandler leva por pouco, a vantagem.

Friends 5 x 4 Seinfeld

10º Round (Nerd): Ross x Jerry

Ross: O Chandler entrou num concurso de sósias do Vanilla Ice e “venceu”!
Chandler: E o Ross ficou em 4º e chorou!

Assim como eu disse que a Rachel era meio que a protagonista feminina de Friends, Ross Geller seria seu equivalente masculino. Afinal, desde o piloto, com a chegada dela, que surgiu toda a história desse que se tornou um dos casais mais pops que há: Ross e Rachel. O professor nerd que adora ciência e principalmente dinossauros, pode ser o menos engraçado dos 3 personagens masculinos (apesar de eu achar que ele é ótimo, especialmente nas primeiras temporadas), mas acaba sendo uma força motriz da trama, com seus casamentos e divórcios, com as idas e vindas com a Rachel, filhos, etc. E sempre com carisma suficiente para que todos torcessem para que no fim os dois terminassem juntos (e talvez por isso que não tenha “pegado” a idéia dos roteiristas de aproximarem a Rachel do Joey).

Jerry: Você não pode ter restrições a alguém só porque ela usa uma capa. O Super-Homem usava uma capa. E eu vou ficar p… da vida se eu estiver aqui e deixar você falar qualquer coisa ruim sobre ele.

Jerry Seinfeld era humorista, ótimo roteirista, mau ator, mas acima de tudo um nerd. Nerd fã de quadrinhos, fanático pelo Super-Homem. Tanto que, dizem, em TODOS os episódios de Seinfeld existe alguma referênciaao alter-ego de Clark Kent na série, seja um objeto ou alguma fala. A relação nerd entre o Jerry e esse ícone é tão grande que os dois já até contracenaram em comerciais e esquetes de humor. O engraçado é que o Super nunca me pareceu ter um tipo de humor característico do Seinfeld. Mas vá saber.

De qualquer forma, ele não era nerd apenas por isso. Várias de suas piadas bebiam de fontes nerds. Mas ele não é marcado por isso, e sim pelo todo. Já o Ross é inseparável da alcunha de nerd. É o que torna ele o personagem que é, e é parte do que faz ele tão carismático. É uma certa ingenuidade boba, um lado trapalhão típico do estereótipo nerd. E que ajuda a fazer com que torçamos por ele. Afinal, o que é melhor do que o nerd da turma pegando o oposto dele, a patricinha gata?

Friends 6 x 4 Seinfeld

.

Vitória de Friends!!!

.

É, acabou que desmembrar em 3 o Jerry prejudicou Seinfeld. Mas é aquela coisa, ele “inteiro” venceria fácil seu round, mas nos outros dois, os substitutos seriam trucidados pelos personagens que sobrassem de Friends.

Então, na verdade, pouco importa quem venceu. O que importa é que eram duas séries fodas que hoje em dia a gente ainda pode ver à vontade nas reprises ou DVDs.

E pra vocês? O que mudaria? E de quais personagens secundários vocês sentiram falta no post?

Se tiverem alguma sugestão pros próximos confrontos, digam também.

E até semana que vem!

12 respostas para Confronto da Semana: Friends x Seinfeld

  1. Natália disse:

    sei lá, acho meio desleal comparar as duas séries!

  2. Mariana disse:

    Bem legal os rounds que você escolheu!!! E bem, eu gostava muito de Friends (menos das últimas temporadas) e nunca gostei de Seinfeld. Logo, estou satisfeita com o resultado.

  3. Concha disse:

    esse eu li até o fim.
    mas ainda não entendo.

    huahuahuahuahua

  4. É que você é venezuelana.

  5. Henry disse:

    Vc esqueceu de um fator muito importante p/ a Rachel: faróis acesos… sempre!

  6. Rafael disse:

    Hahahahaha pros dois comentários aí em cima…

    Como eu te disse, nesse confronto aqui eu tinha torcida certa (a mesma da Mari), então fiquei feliz, hehe.

  7. Diego disse:

    To com vergonha de participar de um blog que o Friends ganhe de Seinfeld e principalmente de da Phoebe ganhar do Kramer….

  8. nanigga disse:

    Eu entrei crente que vc ia dar a vitória pro Seinfeld, uma das séries mais superestimadas que eu já assisti. Mas fui surpreendido pela vitória de Friends. Duas coisas a dizer Phoebe rox e OH-MY-GOD Janice perdeu??

  9. Fingolfin disse:

    Qdo vc compara a série Seinfeld com a série Friends, acho normal a segunda ganhar. Ainda mais que ela teve seu ápice em um momento em que os Seriados já tinham chegado em peso no Brasil enquanto Seinfeld era conhecido através de reprises.

    Já, nos confrontos individuais q vc fez tenho q discordar. Inicialmente no embate Phoebe x Kramer. Na verdade eu nunca gostei da Phoebe, mas o Kramer por si só é insuperável. Concordo q George seja o melhor, mas acho q Kramer e George estão em um top 5 de personagens de séries. Concordo inclusive q Jerry e Elaine estão aquém dos dois.

    Na comparação Jerry com os 3 homens de Friends tb tenho algumas discordancias. Acho a vitória do Chandler merecida e a do Ross bem aceitável uma vez que Friends se preocupa mais em criar uma ligação entre o personagem e o telespectador(é mais novelinha mesmo) e o Ross é um o personagem masculino mais utilizado para isso. Agora o Joey não rola.

    Analisando mais tecnicamente acho que Seinfeld é disparado a melhor série q já existiu. Os diálogo são insuperáveis e as situações tem uma certa graça inata. No entanto é verdade tb q eu nunca senti por Seinfeld a conexão/relação que eu tinha com Friends. Acho q esse é um embate q eu sou até incapaz de fazer.

  10. Fingolfin disse:

    Ah… gostei do comentário do Diego… Phoebe ganhar do Kramer dá vergonha mesmo.

    Friends é mais série de mulezinha/emo q Seinfeld q é muito mais inteligente.

  11. Fingolfin disse:

    hehehe não me canso de comentar sobre o assunto…

    Outra coisa q eu vejo a favor de Seinfeld é que enquanto Friends teve seu pico até a 7a temporada e dali pra frente cai consideravelmente de nível (Ross fica bobão e o Chandler deixa de ser engraçado casado) chegando a um finale até meio xoxo, Seinfeld mantem o alto nível por 10 temporadas com um final memorável.

    Além disso Seinfeld, mesmo terminando há 10 anos atrás continua como a série de maior sucesso da história. E foi a única q transcendeu a TV e cravou suas unhas na cultura americana. O ator de Soup Nazi é famoso até hoje, mesmo tendo aparecido em apenas 2 episodios da série. Até hoje os muçulmanos são chamados de Babu (vide referencia em Os Infiltrados do Scorcese) e qq um q mantém conversa com algum americano já ouviu ele falando Yada Yada Yada como se fosse expressão linguistica inglesa.

    É… eu curti mais Friends na época, mas eu gosto mais de Seinfeld hoje.

Deixe um comentário

