One Show Entertainment Shortlist – Filme

Continuando o post de ontem sobre os trabalhos que foram para o shortlist do One Show Entertainment 2008. Dessa vez é a categoria “Filme”. A diferença dessa categoria para a de “Televisão” é que aqui disputam apenas filmes e documentários que foram lançados no cinema e/ou em DVD.

Categoria Filme

1. Force 1 (TD) (eBay – Creative Artists Agency)

Curta-metragem exibido no Sundance Film Festival desse ano dirigido por Randy Krallman (o cara responsável pelo genial “Still Free“, do Mark Ecko). O filme conta uma história meio bizarra, mas muito divertida, de um deficiente visual que parte com dois amigos em uma aventura para comprar tênis especiais para o seu pônei-guia (será que isso existe de verdade?). Vale a pena ver, a história é muito boa.

2. Tobias_427 (eBay – Creative Artists Agency)

Você achou Force 1 (TD) bizarro? Isso é porque você não viu Tobias_427 ainda. Com direção e fotografia muito bem elaborados (lembrando muito alguns filmes da dupla brazuca 300 ml), esse curta-metragem conta a história de Tobias, aquele típico adolescente excluído que é ignorado por garotas e alvo preferido dos bullies do colégio. Mas tudo começa a mudar quando ele entra no site do eBay e compra um… Bom, melhor não estragar a surpresa. Só vendo mesmo.

3. Somers Town (Eurostar – Mother)

No final de 2006, a agência inglesa Mother participou de uma concorrência pela conta da Eurostar, linha de trens que liga a Inglaterra à França, e acabou perdendo para a Fallon. Mas nem tudo estava perdido. A agência apresentou o projeto de um longa, que acabou sendo aprovado de qualquer forma. Explicando o contexto: a Eurostar estava mudando a sua base de operações da estação de Waterloo para a de St. Pancras. A idéia era criar um longa que se passasse durante a construção de St. Pancras, mostrando o que a empresa estava fazendo pela região de Londres que era muito pobre. O filme acabou participando do Tribeca Film Festival, estando entre os 12 selecionados de 2400 trabalhos inscritos. A história é sobre a vida de dois jovens amigos que trabalham no terminal da Eurostar, mas acabam se apaixonando pela mesma mulher, uma garçonete francesa que trabalha ali perto. Quando ela resolve voltar para Paris, os dois vão atrás.

4. The Key to Reserva (Feixenet – JWT Spain)

Curta-metragem escrito e dirigido por ninguém menos que Martin Scorcese. E a história é muito boa. Trata-se de um documentário fictício sobre um trecho de três páginas de um suposto roteiro de Hitchcock, que fora escondido e só teria sido descoberto agora. E Scorcese havia decidido filmar esse trecho, mesmo sem ter um final. O filme é curtinho e muito bom! Vale a pena ver, para quem não viu ainda.

5. Transformers (Hasbro – Creative Artists Agency)

Esse aqui dispensa comentários, né? Afinal, foi um dos maiores blockbusters do ano passado. Particularmente, eu não considero isso um projeto de branded entertainment. Mas, se os jurados do One Show consideram, quem sou eu pra questionar… Explica-se: no papel, isso não deixa de ser uma publicidade para a Hasbro, empresa que fabrica os famosos bonequinhos que são a sensação de qualquer geração de garotos. Olhando por esse lado, eles até que têm razão…

6. Freedom Project (Nissin Food Product – Ground Tokyo)

Em 2006, o Cup Noodles, da Nissin, completava 35 anos de existência. Para comemorar a data, a empresa contratou um nome de peso: Katsuhiro Otomo, criador de animações de sucesso, como Akira e Steamboy. Katsuhiro criou então o Freedom Project, uma série de 7 animações sobre um menino – Takeru – que descobre um segredo que pode mudar toda a sociedade em que ele vive. Essa sociedade se chama República Eden, e é formada por sobreviventes de um acidente causado pela mudança climática que destruiu todo o planeta. Por isso, a República Eden passou a colonizar uma parte da Lua. A história é bem complexa, e a verdade é que você não vai entender nada do que se passa no filme (a não ser que você entenda japonês, claro). Mas pelo menos do ponto de vista mercadológico nós podemos analisar. Todos os 7 DVDs da série fizeram um enorme sucesso no Japão, e os produtos da marca foram diretamente associados à animação, de forma espontânea e clara, mas sem tirar o foco principal do projeto: o de entreter o público.

7. Teletheater (Renault/Alemanha – Nordpol+Hamburg)

Para marcar o lançamento do novo Renault Twingo na Alemanha, mais de 600 mil DVDs foram enviados para donos da versão antiga do carro. O conteúdo são 9 mini-programas, contados em “atos” como se fosse uma peça de teatro. Você pode ver esses vídeos no site da campanha.

8. Documentary Project (IBM – OgilvyEntertainment)

Dando continuação ao Business of Innovation, Documentary Project é uma série de curtas/documentários sobre como a IBM supre as necessidades tecnológicas de clientes como a National Geographic, a Associação de Tenistas Profissionais americana e o PGA Tour, por exemplo. Nesse caso em destaque, o documentário conta como informações aparentemente simples, como uma simples tatuagem no pescoço, podem ser o suficiente para que a polícia de Nova York possa solucionar um crime, graças à tecnologia da IBM.

9. Drive and Deliver (Navistar – Fathom Communications)

Longa/documentário encomendado pela marca de caminhões Navistar ao diretor nomeado ao Oscar Brett Morgen, que conta como é a rotina dos caminhoneiros norte-americanos. Se quiser, você pode ver o trailer do filme aqui.
10. David Ogilvy: Original Mad Man (Ogilvy & Mather – OgilvyEntertainment)

Ok, acho que esse aqui dispensa muitas explicações, né? Aproveitando-se do enorme sucesso da série da HBO sobre o mundo da publicidade nova-iorquina dos anos 60, a agência Ogilvy se antecipou e fez um documentário sobre a grande lenda da publicidade, que revolucionou a profissão na época, e que, obviamente, fundou a agência. Eu procurei em todos os lugares, mas não consegui achar nenhum trailer do filme… Se alguém achar e puder colocar nos comentários, eu agradeço muito! =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: